quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eu e as Jataís? : )

Tudo bem com vocês nas graças de Deus?

Meu nome é Célio Luna, mas podem me chamar de Luna. Sou de Manaus/Am, mas moro em Montes Claros/MG. Trabalho com informática na área de Web e Técnica. Nas horas vagas... Bem... Vocês verão. : )

Sou um apaixonado por estas abelhas e, claro, pela natureza que Deus criou. Então resolvi contribuir com o conhecimento que tenho sobre estes pequenos, porém notáveis seres, através de fotos, vídeos, artigos e muito mais.

Vou contar um pouco da minha história com essas abelhas.

Minha atenção foi tomada por elas depois que visitei a casa de grandes amigos. Deparei-me com estas abelhas em um cano de instalação de luz onde voavam no perímetro deste. No início foi um pequeno temor, pois estes insetos alados fizeram-me lembrar no momento de uma experiência nada agradável que havia tido com marimbondos quando tinha aproximadamente 7 anos de idade. Desde este dia, todo e qualquer inseto alado me causava um certo temor.

Então comecei a pesquisar sobre elas: sua captura, características, locais onde encontrá-las, a grande importância do mel, da cera, do polém e belas imagens em seu habitat.



Como vocês estão vendo, estas fotos mostram o meu segundo contato com estas abelhas. Conheci um senhor por nome de Domingos, gente boa demais, e carinhosamente permitiu que pegasse alguns discos de cria de uma cabaça antiga (até hoje existe essa cabaça) : ) e depositar em uma nova cabaça. Claro que estudei um pouco para fazer isso aí, mas confesso que não foi nada fácil.

Explicarei as fotos seguindo da esquerda para a direita: na primeira os discos ainda estão protegidos; na segunda, os mesmos já podem ser visualizados (infelizmente os meus dedos acabaram danificando alguns); a terceira mostra alguns discos retirados e a quarta foto é da nova cabaça depois de alguns dias. Vejam que uma delas está na entrada feita por elas a observar quem estava batendo em sua porta.

Confesso para vocês que foi uma grande felicidade ter este contato direto com criaturas tão especiais, mas aconselho a quem também quiser se aventurar a se prepararem bem para tal manejo, pois o não conhecimento do mesmo pode acarretar em perda do enxame.

Bem, por hoje vou encerrando por aqui.

Até nosso próximo encontro!

Deus os abençoe!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário